fbpx

V Encontro Fraternidade sem Fronteiras recebe refugiado africano que coordena Projeto na República Democrática do Congo

Maick Mutej vai participar do painel “Órfãos do Congo:  novos projetos de transformação social e promoção da dignidade humana”

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, a Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) realiza o V Encontro Fraternidade sem Fronteiras, em Uberlândia – MG, com a participação do refugiado, líder Ubuntu e coordenador do Projeto Órfãos do Congo, Maick Mutej. O painel será no domingo, às 11h30, com o tema “Órfãos do Congo:  novos projetos de transformação social e promoção da dignidade humana” com a mediação do fundador-presidente da FFS, Wagner Moura, e do voluntário Edmar Pedrosa. 

“Minha expectativa é reviver o momento fraterno, as vibrações positivas de diferentes corações cheios de amor com o desejo de tornar o mundo um lugar melhor para se viver”, resume Maick que já participou das duas edições anteriores do evento da FSF.

Maick Mutej chegou ao Malawi – África – como refugiado de guerra, passou por difíceis momentos até ser ajudado por um amigo da universidade, que o acolheu oferecendo o melhor lugar que tinha e esse ato o despertou para aprender sobre a filosofia africana Ubuntu e a praticá-la.

“O essencial é saber o que precisamos na vida e o amor que temos com os outros. Praticar o amor. A cada minuto que nós praticamos o ódio em vez do amor, nós nos destruímos. Não há vantagem nem coisas boas no ódio. Deve haver um sentimento humano, devemos considerar o outro como nós mesmos”, resume. 

Depois de passar pelo Malawi, no Projeto Nação Ubuntu da FSF, desde novembro de 2021, Maick assumiu a coordenação do projeto mais recente da organização, Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo, com o acolhimento de crianças órfãs em situação de rua naquele país. Atualmente, são 64 acolhidos que recebem moradia, alimentação, atendimento médico, psicológico e educação. O projeto Órfãos do Congo deve ter em breve o primeiro Centro de Acolhimento em terreno próprio da FSF com capacidade para 140 acolhimentos e entrega de refeições. 

“A principal mensagem que quero deixar para os participantes do evento é falar sobre o poder da união e o impacto que ela tem no projeto. Começamos com menos de 20 crianças acolhidas e hoje já temos mais de 60. Com o pouquinho de cada um, poderemos oferecer amor e segurança a quem mais precisa”, afirma Maick. 

O V Encontro Fraternidade sem Fronteiras é aberto para a participação de todos e será realizado no Center Convention, em Uberlândia – MG com o tema: Servir com amor e propósito. Serão três dias de atividades, entre, painéis, palestras, exposições, depoimentos e reflexões de acolhidos e líderes dos 11 projetos da FSF. 

 

Sobre o Projeto Órfãos do Congo –  desde novembro de 2021, Órfãos do Congo tem o objetivo de acolher crianças órfãs em situação de extrema vulnerabilidade pelas ruas da República Democrática do Congo, principalmente nas cidades de Bukavu e Goma. O projeto administra um centro de acolhimento para oferecer alimentação, moradia, educação, assistência médica e segurança para crianças órfãs, mães e gestantes das consequências de conflitos armados no país.

Sobre o Encontro Fraternidade sem Fronteiras – Esta é a quinta edição do evento promovido e organizado pela Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras. Serão três dias para falar de fraternidade e incentivar a sua prática por meio de palestras, diálogos inter-religiosos e ainda depoimentos e reflexões, de acolhidos e líderes dos projetos da ONG. Pelo menos 6 mil pessoas já participaram das edições anteriores realizadas em Campinas – SP, Campo Grande – MS, Belo Horizonte – MG e a última, devido à pandemia, em uma transmissão on-line pelas redes sociais da FSF. O evento já contou com a participação de nomes como Divaldo Franco, Rossandro Klinjey, André Trigueiro, Irmã Aíla Pinheiro, Haroldo Dutra Dias, Monja Coen, DJ Alok, Xuxa, Caçadores de Bons Exemplos, entre outros. Informações e inscrições pelo link: https://encontro.fraternidadesemfronteiras.org.br/.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!