fbpx

Em Roraima, Projeto Brasil, um coração que acolhe faz programação especial pelo Dia da Mulher para as refugiadas e migrantes venezuelanas 

Em Roraima, Projeto Brasil, um coração que acolhe faz programação especial pelo Dia da Mulher para as refugiadas e migrantes venezuelanas 

No Centro de Capacitação e Referência, em Pacaraima, as  mulheres tiveram aula de dança, almoço e curso de Empreendedorismo Pessoal 

Por Taemã Oliveira, assessoria de comunicação FSF

 

 

O Projeto Brasil, um coração que acolhe (BCA), da organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), realizou uma programação especial pelo Dia Internacional da Mulher para refugiadas e migrantes venezuelanas. As atividades foram em quatro das seis frentes de trabalho no estado de Roraima. Em Pacaraima, município brasileiro que faz fronteira com a Venezuela, no Centro de Capacitação e Referência (CCR) 17 mulheres acolhidas participaram da programação, conduzida em parceria com a Cáritas Brasileira e a Associação de Bem com a Vida, com aula de Zumba seguida de uma sessão informativa sobre saúde sexual feminina, com foco em infecções sexualmente transmissíveis e na prevenção.

 

Também foi servido um almoço com o prato principal sendo uma lasanha à bolonhesa totalmente artesanal. As atividades foram encerradas com um curso de capacitação profissional sobre Empreendedorismo Pessoal. 

 

 

“Comecei com três sabores e atualmente tenho mais de doze. Eu vendia oito iogurtes por semana e agora vendo mais de 100. Têm os dias bons, os dias ruins, como todo negócio. Mas o segredo está em insistir, persistir e nunca desistir”, disse a palestrante, Tairis Tremaria, empreendedora venezuelana do setor de laticínios em Pacaraima. 

 

Ao longo de todo o ano, o CCR oferece uma estrutura com banheiros, duchas, fraldários e bebedouros para que, os migrantes e refugiados que chegam da fronteira e estão em situação de rua tenham acesso ao mínimo de dignidade. Carteiras de trabalho, currículos, inscrição no seguro social, espaço para fazer ligações e cursos também são oferecidos no local. O objetivo no Dia da Mulher foi oferecer algo a mais para elas. 

 

“A ideia foi que elas pudessem se distrair e descontrair, parassem de pensar nos problemas delas aqui no Brasil e também nos que ficaram lá na Venezuela, porque muitas chegam sozinhas e parte da família permanece no país vizinho a espera de ajuda; Pensamos em oferecer algo que facilitasse o acesso delas ao mercado de trabalho e também em devolver toda a educação que elas dão aos filhos”, explicou Cristian, coordenador do CCR.

 

Cristian reforça que a programação também foi organizada porque já é posível sentir os impactos da reabertura da fronteira, ocorrida no dia 24 de fevereiro. 

 

“A procura e a emissão, principalmente, das carteiras de trabalho, quase dobraram. Em dezembro foram realizadas 290 emissões, em janeiro 279 e em fevereiro foram 439 carteiras de trabalho emitidas”, detalha Cristian.

 

 Silmara Andana, de 51 anos, é venezuelana e veio para o Brasil com o pai e os três filhos. O pai faleceu. Ela tenta aproveitar cada oportunidade oferecida. 

 

“Eu tenho cinco meses aqui no Brasil e esse Centro me permitiu fazer cursos, me capacitar e toda oportunidade que eu tenho, eu aproveito. Acredito na minha força de vontade para vencer”, disse emocionada. 

 

Na capital Boa Vista, os outros três Centros de Acolhimento, Pricumã, Jardim Floresta e 13 de setembro, também fizeram programação em alusão ao Dia da Mulher, com apresentação de coral indígena, aula de Zumba e distribuição de doces.

 

Sobre o Projeto “Brasil, um coração que acolhe” O projeto foi criado em outubro de 2017, após o aumento significativo do fluxo migratório da Venezuela para o Brasil, via Roraima. Na época, milhares de irmãos venezuelanos entravam diariamente no Brasil, legal e ilegalmente, e chegando aqui passaram a viver em situação de vulnerabilidade, sem casa e sem comida, nas ruas, principalmente, de Pacaraima e Boa Vista, onde estão as frentes de atuação do BCA. Hoje o projeto acolhe, em Roraima, quase 2mil refugiados e migrantes, com moradia, alimentação, serviços de proteção, atividades para as crianças e capacitações para adolescentes e adultos. São 5 frentes de trabalho, sendo 3 Centros de Acolhimento (Abrigos) em Boa Vista, um Centro de Referência e Capacitação em Pacaraima e o Setor de Interiorização que atua nos dois municípios. Apadrinhando você ajuda a manter essas atividades e a abrir novas vagas para quem está aguardando por acolhimento. Em pouco mais de 4 anos de atuação, mais de 5 mil refugiados e migrantes, indígenas e até brasileiros já foram atendidos pelo projeto, seja com cursos de capacitação, seja com acolhimento, seja com atendimento para interiorização.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!