fbpx

Acolhidos da Fraternidade sem Fronteiras participam de curso de culinária, em Campo Grande – MS

As aulas são de confeitaria e pratos salgados oferecidas por uma professora voluntária de São Paulo

 

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

Acolhidos do Projeto Fraternidade na Rua, polo de Campo Grande – MS, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), em parceria com a Clínica da Alma, participam do curso Confeitaria Solidária, durante a semana de 07 a 12 de maio de 2023, oferecido pela professora voluntária de São Paulo, Daniela Borges.

“A gastronomia é uma oportunidade para desenvolver habilidades, trabalho em equipe, responsabilidade, concentração, respeito ao próximo e liderança. Os ingredientes e as receitas são os atalhos para esse trabalho”, enumera a professora Daniela Borges, com cursos de gastronomia em escolas dos Estados Unidos e da França.

Este é o terceiro módulo da Confeitaria Solidária oferecido a 24 acolhidos do Fraternidade na Rua, em Campo Grande, com ênfase em aulas de pães, bolos, doces e tortas, além de um dia voltado para pratos salgados. Os outros dois módulos foram oferecidos em novembro de 2022 e em janeiro de 2023. 

“Todo conhecimento agrega crescimento e faz com que o retorno social dos nossos acolhidos seja de forma mais digna e profissional”, afirma o coordenador do Projeto Fraternidade na Rua, em Campo Grande-MS, Pastor Milton Marques.

Desta vez, dois acolhidos também estão tendo a oportunidade de atuarem como chefes de cozinha, sendo um deles o Thiago Fernando Ferreira Pinto, de 32 anos, que com o curso vê surgir novos sonhos para a vida. 

“Eu sempre tive interesse pela culinária, já fui chapeiro profissional e agora estou tendo a chance de agregar conhecimento e poder sonhar novamente em montar algo próprio no gênero alimentício”, afirma Thiago. 

“Tudo que aprendo aqui  me ajuda a ser uma nova pessoa e no futuro a conseguir um emprego em um restaurante e até mesmo a repassar o meu conhecimento a outras pessoas, não só trabalhar, mas ensinar”, acredita Mariana Augusto, de 35 anos, aluna e acolhida.

Ao final de cada módulo, todos os alunos recebem um certificado e fazem um momento de confraternização e degustação a todos os acolhidos do projeto. 

Sobre o Projeto Fraternidade na Rua – O Projeto atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua. No Brasil são quatro polos de trabalho: Campo Grande – MS, Uberlândia – MG, São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ. Nos Estados Unidos, os trabalhos são feitos em três cidades: Las Vegas, Nova Iorque e Denver. Além das refeições, são distribuídos água, roupas, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal. 

Clínica da Alma – em Campo Grande/MS, a unidade I da Clínica da Alma atende 330 pessoas, 19 são mulheres, sendo que algumas estão com os filhos no local. Os atendimentos são separados entre homens e mulheres e totalmente gratuito por um ano. A decisão de ir à Clínica da Alma é voluntária. São oferecidas refeições, alojamento, roupas, assistência médica, odontológica, oficinas de trabalho, amparo espiritual, emocional e físico. Os acolhimentos são em duas chácaras, na zona rural de Campo Grande. Para as crianças, o local está em obras para a construção de uma brinquedoteca, oficina de trabalho e consultório odontológico e médico. 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!