fbpx

Voluntária realiza o sonho de conhecer o Malawi

Madrinha do projeto Nação Ubuntu ganhou de presente a oportunidade de ser uma caravaneira e realizar o objetivo de cuidar das Mães do Campo

Por Carla Andréa – Comunicação FSF

Cláudia Carvalho é enfermeira especializada em ginecologia, conheceu a Fraternidade sem Fronteiras em 2018, e logo se apaixonou pela causa de fraternidade. Apadrinhou o projeto Nação Ubuntu – que estava no início -, e desde então fala a frase: “não abro mão da FSF”, sempre que tem a oportunidade. 

A moradora da cidade de Petrópolis é uma voluntária engajada, que continuamente tenta bater sua meta pessoal quando uma Ação entre Amigos é lançada. E não foi diferente em 2022, ano da realização do sorteio de uma viagem para o Malawi, para conhecer de perto as ações do projeto Nação Ubuntu. 

Ela vendeu bilhetes até os últimos minutos antes do sorteio, que aconteceu no V Encontro FSF, alcançando 280 números vendidos. Tanto que a ganhadora, Ana Cristina Matoso, comprou o número sorteado com a Cláudia. As duas são amigas há anos, e foi assim que Ana Cristina conheceu o trabalho da FSF e também se tornou madrinha do Nação Ubuntu.

“Eu sabia que era dela, mas comemorei como se fosse meu. Pulei muito”, afirma Cláudia.

Quando Ana Cristina foi revelada como a vencedora do sorteio, teve a ideia de irem juntas para o país africano. Uma proposta que deixou Cláudia muito feliz, visto que em 2020 ela estava pronta para embarcar para o lugar que ela afirma estar no seu coração. Mas a pandemia da Covid-19 mudou os planos da enfermeira. Que teve que adiar a viagem. 

Em dezembro de 2022, Ana Cristina descobriu que não poderia viajar para o Malawi, e presenteou Cláudia com o prêmio da Ação entre Amigos que ela tanto se esforçou para ajudar.

Cláudia gostaria de ter usado o presente para participar da caravana da saúde, que aconteceu do dia 04 a 17 de abril, para atuar como enfermeira. Pois ela tinha feito uma proposta para a coordenadora do projeto, Clarissa Paz, de atender as Mães do Campo que precisam de tratamento ginecológico. Mas ela só pôde desfrutar do presente na Caravana da Espiritualidade, que foi realizada de 3 a 11 de maio. 

Diante desse cenário, Cláudia propôs a Clarissa que após o fim da caravana, ela ficasse no Malawi até dia 31 de maio para realizar os atendimentos focados nas Mães do Campo. Uma proposta aceita pela coordenadora. 

Cláudia afirma que participar da Caravana da Espiritualidade foi um propósito, pois ela é focada nas Mães do Campo. Fazendo atividades com elas, e buscando mais apadrinhamentos para essas mulheres.  Ao final da caravana, foram conseguidos mais de 18 padrinhos para as mães. 

Uma viagem que promove momentos de reflexão e oportunidades para os caravaneiros se conectarem com histórias de superação. “O olhar delas para nós, agradecendo por estarmos aqui. Por estarmos abraçando elas sem nenhum julgamento, é emocionante”, revela Cláudia.

Após o fim da caravana, Cláudia segue com as Mães do Campo, mas agora cuidando da saúde delas. Por dia, a enfermeira realiza em média 4 atendimentos. O seu foco pessoal são os pré-natais das mulheres grávidas, realizar testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis  (IST), e curar as mães que apresentam queixas ginecológicas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Carla Andrea Soares

Carla Andrea Soares

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!