fbpx

Novidade em Madagascar: as máquinas de costura não são mais manuais

Padrinhos se unem para adaptar máquinas da oficina de costura do projeto Ação Madagascar

Por Carla Andréa – Comunicação FSF

A madrinha e caravaneira Patrícia Espírito Santo viajou para Madagascar com a Caravana Geral, no dia 17 de março, com a ideia de adaptar e melhorar as máquinas de costura usadas pelas acolhidas que fazem parte da oficina de costura do projeto, colocando pedais nelas.

Antes da caravana, todas as máquinas eram manuais, o que diminuía a precisão, a qualidade e o potencial de venda das peças. Além disso, durante as noites, era difícil costurar por causa da iluminação. Vendo o projeto de melhoria de Patrícia, Thiago Schafer, também padrinho e caravaneiro, abraçou a causa e usou madeiras brutas e MDFs (Medium Density Fiberboard) para pôr os pedais nas máquinas.

O caravaneiro modificou uma máquina, e ensinou os acolhidos que trabalham na marcenaria do Ação Madagascar para que eles modificassem as outras. Em dois dias, a primeira máquina foi modificada. “Ver a felicidade das mulheres vendo a máquina adaptada foi satisfatório”, revela Thiago.

Depois disso, a missão de alterar as outras passou a ser dos acolhidos da marcenaria, que deram continuidade ao projeto após o fim da caravana, no dia 27 de março. A partir dessa adaptação, as costureiras começaram a usar as mãos apenas para mexer com o tecido, e os pés para fazerem a máquina rodar. 

Acesse o link abaixo e veja as mamas do Ação Madagascar conhecendo a maquia de costura após o trabalho de Thiago Schafer: https://www.instagram.com/p/CtfBD3go56G/ 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Carla Andrea Soares

Carla Andrea Soares

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!