fbpx

Voluntários brasilienses organizam Pedal Solidário para apoiar projeto da Fraternidade sem Fronteiras

Em sua segunda edição, iniciativa nasceu do amor pelo esporte e da vontade de ajudar ao próximo. Percurso será de Brasília a Trindade (GO), totalizando mais de 230 km

 

 Flavio Resende – assessoria de imprensa FSF/ Brasília -DF

 

 O que começou como uma viagem entre amigos – para participar e agradecer, durante as celebrações da Festa do Divino Pai Eterno, que acontece, anualmente, na cidade de Trindade (Goiás) – tornou-se uma oportunidade para ajudar ao próximo. Foi assim que o Pedal Solidário aconteceu, pela primeira vez, no ano passado, destinando à  Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF)

 O enfermeiro brasiliense, José Júnior, de 51 anos, é voluntário da organização há três anos. Em 2022, junto com alguns colegas de trabalho, fiéis do Divino Pai Eterno, resolveu fazer o caminho de Brasília até Trindade pela “Rodovia dos Romeiros”, também conhecida como GO-060. A estrada recebeu o apelido pela quantidade de pessoas que passam por ela, a pé ou de bicicleta, para agradecer pelas graças alcançadas.

 José teve, então, uma ideia: além de expressarem gratidão, também poderiam  ajudar ao próximo com a viagem. Definiram, portanto, o orçamento de que precisavam e estabeleceram um objetivo de arrecadar recursos a mais para doar o excedente à FSF. Com vagas abertas para novos participantes, o trajeto de 230 km será percorrido em apenas um dia, de bicicleta.

 No ano passado, a ajuda foi para o Chemin du Futur, projeto da FSF, no Senegal (África). Em 2023, em sua segunda edição, o Pedal Solidário segue com a mesma sede de ajuda, mas as doações, este ano, serão direcionadas ao projeto “Órfãos do Congo”.

 O Projeto Órfãos do Congo acolhe 191 crianças com idade média entre três e sete anos, mas também são resgatados de recém-nascidos a adolescentes. Com as obras concluídas em Bukavo será possível abrigar mais 120 crianças e oferecer proteção, moradia, cuidados com a saúde, educação, três refeições diárias, lazer, canto coral, teatro e poesia.

 Sobre o esporte solidário, José conta que quer expandir o projeto. “A gente começou com o Pedal, mas não queremos ficar por aqui. Temos a intenção de, neste ano ou no ano que vem, viabilizar um projeto de corrida indoor, também com a intenção de trazer doações para os projetos da FSF”, detalha.

 A iniciativa arrecadou por volta de R$ 2 mil, apenas com a participação dos 10 amigos do grupo original. Este ano, além do valor excedente ir diretamente para o Órfãos do Congo, o evento conta com a opção de doação online diretamente para o projeto, que pode ser feita por todos, até mesmo por aqueles que não podem participar da viagem presencialmente.

 Para quem quiser participar, ainda há tempo! A inscrição é gratuita e o grupo vai sair de Brasília, com chegada prevista para o mesmo dia, com duração de aproximadamente 17 horas de viagem.

 Para ajudar o projeto, mesmo sem pedalar, você pode acessar o link https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/pedalsolidariocongo e doar qualquer valor.

Mas é possível apoiar projetos, como Órfãos do Congo e Chemin du Futur, de várias maneiras. Acesse o site  https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/voluntariado/ ou ligue para o número 4003-5538 para obter mais informações.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!