fbpx

Projeto Fraternidade na Rua, polo Rio de Janeiro, precisa de voluntários para as atividades de acolhimento às pessoas em situação de rua

Qualquer pessoa pode ajudar nas ações de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h

 

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

O projeto Fraternidade na rua, polo do Rio de Janeiro, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), precisa de voluntários para a continuidade das atividades no acolhimento de pessoas em situação de rua.

“Nossa capacidade de acolhimento já chegou a 200 pessoas por dia, hoje esse número caiu pela metade porque não temos voluntários suficientes todos os dias”, explica a coordenadora do projeto, Isabel Silveira. 

Inaugurado no dia 30 de junho de 2021, o Centro de Acolhimento Referência no Rio de Janeiro está em um prédio de 900 metros quadrados localizado na Rua do Senado, 52, no centro da capital fluminense. O ponto é estratégico para os serviços prestados pela Organização às pessoas em situação de rua, como higiene, refeições, recolocação profissional e atendimento à saúde. Toda pessoa,  de qualquer área profissional, pode ser um voluntário de acordo com a disponibilidade de horário para estar presencialmente no projeto. 

“Nós convidamos que as pessoas, primeiramente, venham conhecer o nosso trabalho e ver em qual área se identificam. Nós precisamos de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, pessoas para a separação de roupas, para o cantinho da leitura, para corte de cabelo, para servir as refeições, para acolher quem chega, enfim… são diversas funções e todos são bem-vindos, desde que tenham o desejo verdadeiro de servir com amor ao próximo”, descreve Isabel. 

O Centro funciona de  segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Por dia, são necessários pelo menos 20 voluntários para se revezar nos atendimentos nas áreas de saúde, psicologia, assistência social, cozinha e artes. O local tem 11 banheiros divididos entre masculino e feminino, além de área para banho com duchas, cozinha ampla, refeitório e áreas para triagem e atendimento médico. Atualmente, a estimativa é de que pelo menos cinco mil pessoas vivem pelas ruas da região central do Rio de Janeiro.

Quem quiser ser um voluntário do projeto Fraternidade na Rua pode ir diretamente no Centro de Acolhimento Referência, na Rua do Senado, 52, centro, Rio de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h. Mais informações pelo telefone: 4003-5538.  

Sobre o Projeto Fraternidade na Rua – o projeto atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua no Brasil. É mantido pelo sistema de apadrinhamento, doações e mobilização de voluntários sensíveis à causa. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!