fbpx

Com 1 real, Fraternidade sem Fronteiras oferece refeição para comunidade de Madagascar, África

A cada 1 real é servida 1 refeição feita com suplemento alimentar rico em vitamina, ferro e potássio

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

 

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) está com uma campanha emergencial para arrecadar doações para atender a comunidade da Vila Anjampaly, na cidade de Tsihombe, no sul da ilha de Madagascar, na África, onde milhares de pessoas passam fome e estão em situação de extrema vulnerabilidade. Para alcançar o maior número de pessoas, a FSF encontrou em um suplemento alimentar a opção mais rápida e eficaz para amenizar o sofrimento de quem está com fome.

“Este suplemento alimentar é feito com farinha a partir de cereais enriquecido com potássio, ferro e vitamina A. Pode ser usado a partir dos seis meses de idade e equivale a uma refeição. Para ficar pronto o suplemento precisa ser misturado em um copo de água quente. É a alternativa emergencial mais eficaz, útil e barata para esse momento diante de uma situação tão desafiadora que encontramos”, explica o médico do Projeto Ação Madagascar, da FSF, em Madagascar, Igor Machado. 

Cada suplemento custa apenas R$1. Por isso, a campanha da FSF é: Um real. Um prato de comida. Um dia sem fome! Ou seja, a cada 1 real doado é possível oferecer uma refeição para uma pessoa daquela comunidade. Inicialmente, a ação pretende alcançar cinco mil refeições diárias, por dois meses. 

“Um agente comunitário de Madagascar nos relatou sobre a situação desta localidade. Nós nos organizamos para atender 700 pessoas, chegamos lá, foram quase três mil e o que mais nos impactou foi ver que a necessidade era muito maior que isso”, relata a gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento da FSF, Marcele Aroca, que acompanhou a Caravana da Saúde, responsável pelo atendimento na comunidade de Anjampaly.

A iniciativa da campanha surgiu durante a Caravana da Saúde formada por 25 voluntários que ficaram em Madagascar durante as duas últimas semanas de março para atendimentos médicos no Projeto Ação Madagascar e em comunidades identificadas  pela FSF com índices alarmantes de desnutrição, principalmente entre as crianças, chegando a quase 42%. 

“Fazia muito tempo que não víamos uma cena dessa em nossos projetos. A fome no sul da ilha de Madagascar é assustadora. Com a Caravana da Saúde, visitamos comunidades inteiras com milhares de crianças desnutridas e doentes. Levamos atendimento médico, refeição e kits de alimentos para as famílias. Isso foi muito importante, mas não o suficiente. Vendo a realidade brutal, o aperto no coração chega e nos estimula ao movimento. Com a ajuda de todos, podemos garantir que as crianças tenham pelo menos uma alimentação diária pelos próximos meses e queremos proporcionar isso ao máximo delas”, detalha a coordenadora da caravana e diretora de caravanas da FSF, Giovanna Gadia. 

A campanha: Um real. Um prato de comida. Um dia sem fome! é por tempo indeterminado e as doações, a partir de R$1 podem ser feitas pelo PIX: umreal@fraternidadesemfronteiras.org.br  

ou pelo link: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/umreal/

 

Sobre o Projeto Ação Madagascar – desde 2017, a Fraternidade sem Fronteiras trabalha no combate à desnutrição no sul da ilha de Madagascar. A FSF, atualmente, atua em 14 regiões, com oito mil crianças com desnutrição em tratamento e oferece mais de 194 mil refeições mensais. Além disso, na Clínica Médica da FSF são realizadas 150 consultas por dia com funcionamento de 24 horas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!