• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Da incerteza ao sonho: jovem acolhida pela Fraternidade sem Fronteiras conclui estudos em enfermagem

Por Enoque Daniel – assessoria de imprensa FSF / Moçambique

 A jovem Paulina Cuna, de 23 anos, acolhida pelo projeto Acolher Moçambique, da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF), em Moçambique – África, concluiu a formação superior em Enfermagem Geral  graças ao apoio recebido pela FSF  para prosseguir com os estudos.

“Chego à Fraternidade sem Fronteiras  através de um convite feito pela comunidade, em 2010, com apenas 9 anos de idade. Senti a presença do amor. A Fraternidade desempenha um papel importante na minha vida em dar amor e esperança”, conta a jovem que foi uma das primeiras crianças a serem acolhidas pelo projeto. 

Ser enfermeira era um sonho que Paulina carregava desde a infância. “O que me levou a seguir nesta profissão foi pelo meu estado de saúde durante a minha infância. Fiquei muito doente e, para ser atendida tive que percorrer longas distâncias para ter acesso aos serviços de saúde. Daí pensei em seguir enfermagem para cuidar de mim e dos outros. Apaixonei-me, também, pela maneira na qual fui atendida e pelo carinho que tiveram comigo”, afirma e acrescenta que “graças à Fraternidade sem Fronteiras consegui alcançar os meus sonhos. Consegui ser o que sou hoje e agradeço muito por isso”. 

Atualmente, o projeto Acolher Moçambique tem 17 jovens frequentando as universidades e institutos técnicos profissionais em Moçambique, com bolsas de estudo financiadas pelos padrinhos e madrinhas do projeto. Oito  jovens já concluíram o ensino superior nas áreas de Enfermagem Geral, Biologia, Química, Pedagogia, Administração Pública e Agropecuária. Outros 30 jovens do projeto estão na fila de espera para ingressarem ao ensino superior e técnico profissional.
 

Iniciativa Jovens Universitários – tem o objetivo de incentivar e custear a continuidade dos estudos dos  jovens acolhidos pelo Projeto Acolher Moçambique no ensino superior. Muitos jovens que chegaram ao projeto ainda crianças já estão na Universidade, e muitos esperam por essa oportunidade. Através do apadrinhamento é possível garantir o material didático, transporte, alimentação e moradia (muitas instituições de ensino se localizam longe das aldeias moçambicanas onde os jovens vivem). A partir de R$600 por mês é possível proporcionar a um novo jovem essa chance. Mas é possível doar outros valores. Para apadrinhar, acesse: fraternidadesemfronteiras.colabore.org/apadrinhemocambique 

Sobre o Projeto Acolher Moçambique O Projeto Acolher Moçambique atua desde 2009 nas aldeias moçambicanas, acolhendo crianças que viviam na extrema miséria, a maioria delas órfãs de pais mortos pelo HIV. Nos 33 centros de acolhimento mantidos e administrados pela organização humanitária, o ambiente é de incentivo à vivência fraterna, com alimentação, cuidados com a saúde, orientação à higiene, atividades pedagógicas, recreativas e culturais. É o projeto pioneiro da FSF.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novidade: envio de boletos será feito também pelo WhatsApp

A Fraternidade Sem Fronteiras está sempre em busca de melhorias que tornem a experiência de padrinhos e madrinhas mais prática, segura e transparente. Pensando nisso, a FSF informa uma novidade importante: os boletos de apadrinhamento passam a ser enviados não apenas por e-mail, mas também por um WhatsApp exclusivo. O número é: 67 99926-3673.  Esse novo canal foi criado para facilitar o acesso aos boletos, garantindo mais agilidade e comodidade no dia a dia dos padrinhos, madrinhas e doadores da Fraternidade

Ler mais »

Números de impacto: Fraternidade Sem Fronteiras apresenta os resultados do trabalho humanitário em nove países

São 37 mil acolhidos, um milhão de refeições por mês em 77 polos de trabalho A Organização humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) apresenta os novos resultados do trabalho de ajuda humanitária, os chamados números do amor, nos 10 projetos em que atua localizados em nove países nos continentes africano e americano: Acolher Moçambique, em Moçambique; Ação Madagascar, no sul da ilha de Madagascar; Nação Ubuntu, no Malawi; Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo e no Burundi; Chemin du Futur, no Senegal; Fraternidade na Rua, no Brasil e

Ler mais »