• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN
  • 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Fraternidade sem Fronteiras desenvolve projeto para dar autonomia alimentar para famílias indígenas de MT

 A ação é resultado da Campanha Viver Fraternidade – Coração Curumim

Por: Camila Silveira – estagiária e Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Organização Humanitária Fraternidade Sem Fronteiras realizou visitas em oito aldeias indígenas da etnia Xavante em São Marcos, localizadas no município de Barras do Garças (MT). O objetivo foi proporcionar ações que oferecem autonomia alimentar com sustentabilidade.

O projeto tem como foco a implantação de hortas comunitárias e sistemas de irrigação em todas as aldeias da região. Por meio de análise do solo, iniciou-se o plantio de mandioca, abóbora e milho. Para as hortas, o voluntariado da FSF em conjunto com os indígenas, foram construídos canteiros e realizado o plantio de leguminosas. Ferramentas e mangueiras foram recebidas em doações para a continuidade da ação. 

“Através das visitações, percebemos a vontade dos Xavantes em aprender e produzir. Precisamos impulsionar o projeto e continuar”, conta Wender Moura, coordenador da ação continuada Coração Curumim em Mato Grosso.

As visitas foram feitas em 84 ocas, totalizando 583 indígenas das aldeias de Jesus de Nazaré, Nossa Senhora de Guadalupe, Juan Diego e Senhora da Graças.

A campanha Viver Fraternidade foi realizada em três etapas, sendo que a Coração Curumim encerrou-se em setembro. Ao todo, totalizou-se R$2mi 224 mil 622 em doações, o suficiente para a compra de 43.417 cestas básicas distribuídas para 69 instituições brasileiras, 39 centros de acolhimento na África e 53 comunidades indígenas.

A Coração Curumim tornou-se uma ação continuada e pretende auxiliar no desenvolvimento das comunidades indígenas, não só com o fornecimento de alimentos, roupas e produtos de higiene, mas também com a assistência técnica.

Para contribuir com a ação, as doações podem ser realizadas pelo apadrinhamento ou com contribuições de materiais, entre eles ferramentas para plantio, mangueiras de irrigação, sementes ou fertilizantes.

Posto físico de coleta:
Elétrica E Hidráulica – Av. Jorn. Arquimedes Pereira Lima – Santa Cruz, Cuiabá. Telefone:  (65) 3321-0009

Mais informações, acesse: https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/coracaocurumim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Nação Ubuntu – A Voz dos Silenciados” está na programação da 50ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Documentário será exibido nos dias 19 e 21 de outubro durante edição histórica do evento, que reúne 380 produções de 93 países Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF O documentário “Nação Ubuntu – A Voz dos Silenciados” integra a programação da 50ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Depois de participar do Festival do Rio, o filme, que apresenta a trajetória de quatro refugiados congoleses e a mobilização que deu origem à Nação Ubuntu no Malawi, será

Ler mais »

Felly Zihalirwa: líder Ubuntu que encontrou na educação um caminho para transformar vidas

Após deixar a República Democrática do Congo e reconstruir a vida como refugiado no Malawi, ela ajudou a criar a Nação Ubuntu e hoje coordena as áreas de educação e recursos humanos da Fraternidade Sem Fronteiras em Madagascar Por Laureane Schimidt Em 22 de janeiro de 2015, Felly Bazibuhe Zihalirwa deixou a República Democrática do Congo (RDC) em busca de segurança. Aos 23 anos, iniciou uma jornada que passaria por diferentes países e seria marcada por uma das perdas mais

Ler mais »