Esse é um projeto da FSF, iniciado em 2017, a única organização no sul da ilha de Madagascar que persiste, existe e resiste de forma contínua na região.
O sul de Madagascar sofre com desafios climáticos como seca e tempestades de areia, que destroem plantações, agravam a fome, a falta de água e proliferam doenças. Sem condições mínimas de higiene, a população toma banho só quando chove, o que acontece poucas vezes ao ano. A região vive uma das piores crises humanitárias do mundo, com comunidades se alimentando de cactos ou gafanhotos para sobreviver.
Diante dessa realidade, atuamos no acolhimento de milhares de pessoas, principalmente crianças, levando cuidado, dignidade e esperança a quem mais precisa.
Confira as principais áreas de atuação do projeto..
O projeto conta com dezenas de centros de acolhimento para apoio à comunidade. O Campo da Paz, localizado em Ambovombe, é o maior deles na região. Nele são servidas refeições diárias; há uma escola; depósito; banheiros secos de baixo custo, adaptados às necessidades e cultura local; energia solar; cisternas individuais para captação de água da chuva das casas; cozinha; refeitório; área para atividades de lazer e cultura; escritório administrativo; casa dos caravaneiros; Cidade da Fraternidade; clínica médica e espaço odontológico.


São milhares de refeições diárias para crianças e famílias em grande necessidade. Além disso, criamos e construímos centros nutricionais em diversas comunidades, para tratamento e acompanhamento de casos de desnutrição infantil.
Temos uma Clínica Médica no projeto, que capacita e emprega profissionais da região e ainda, recebe voluntários caravaneiros, de diversas especializações, que contribuem junto à equipe local com: atendimentos médicos, odontológicos, fisioterapêuticos, vacinação e internações. Também inauguramos um Centro de Saúde Mental, em Toby – localizado em Ambovombe, para tratamento de distúrbios mentais e assistência de enfermidades diversas.


Centenas de famílias que antes viviam em casinhas absolutamente precárias, passaram a morar na Cidade da Fraternidade. Em uma área doada de 45 mil metros quadrados, o projeto inclui moradias, oficinas de trabalho e cultivo sustentável (Agrofloresta; Padaria; Biocarvão; Sabão; Costura; Artesanato; Carpintaria; Ferragem/forja; Tijolos ecológicos e outras).



Criamos a École Horova (Escola Horova), que através da metodologia Montessoriana, promove a autonomia e envolvimento dos alunos e ainda, conta com dezenas de salas de aula, oferecendo ensino infantil e fundamental, três refeições, banho, material escolar e uniforme. Além de estudos ecológicos, idiomas, informática, incentivo à cultura, esporte e lazer.
O Projeto também contribui com material escolar para 4 escolas primárias das áreas assistidas, beneficiando centenas de crianças e apoia ainda, alguns jovens que iniciaram o ensino superior.


Os poços artesianos são essenciais para saúde, redução de doenças, plantio, higiene pessoal, dentre e outros benefícios. Em algumas regiões, é necessário caminhar mais de 16 horas para comprar água, em meio ao deserto de areia. Perfuramos um poço com mais de 150 metros de profundidade, que conta com painéis solares, bomba e um caminhão para distribuição em áreas antes inacessíveis.. São milhares de pessoas beneficiadas. Com a água salobra, instalamos um dessalinizador com capacidade de tratar até 700 litros de água por hora.

O apadrinhamento é o coração dos projetos FSF. Por meio de uma doação mensal* você assegura a manutenção e continuidade de todo o trabalho humanitário realizado no local. Para saber mais sobre apadrinhamento, clique aqui. Apadrinhe. Apadrinhar é amar!
Horova significa “um bom lugar no futuro” e queremos que muitas crianças em Madagascar descubram e conquistem o seu bom lugar no futuro. A escola conta com metodologia Montessoriana, dezenas de salas de aula, ensino infantil e fundamental, refeições, banho, material escolar e uniforme. Com o apadrinhamento desta iniciativa, garantimos a continuidade do acolhimento e acesso à educação de muitas crianças.
*A partir de R$35 como Pessoa Física e R$300 como Pessoa Jurídica.
Ação Madagascar já teve muitos avanços e ainda temos muito a fazer. Confira os principais momentos do projeto:
Veja o projeto pelos olhos de quem já esteve in loco e sinta o coração reverberar fraternidade!
São Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de um conjunto de 17 metas globais que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, com a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e, ainda, garantir que as pessoas possam ter paz e prosperidade.