fbpx

Voluntários coordenam campanha para criação de um centro de Yoga, em um Campo de Refugiados na África

A iniciativa de voluntários da Fraternidade sem Fronteiras visa a promoção de mais qualidade de vida para refugiados no Malawi

Por Amanda Maia – estagiária e Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

Voluntários da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) estão com uma campanha para a construção de um Centro de Yoga no campo de refugiados, localizado no Malawi/África. A iniciativa partiu do professor da Escola Ubuntu, do projeto Nação Ubuntu – da FSF, e instrutor de Yoga, Donatien Fire Fundi. Desde 2012, ele pratica a técnica e oferece aulas de graça para os refugiados do Campo de Dzaleka/Malawi.

“O Yoga tem auxiliado muitas pessoas a lidarem com traumas e também com a própria realidade de ser um refugiado”, justifica Fundi. Ele ainda explica que “ a prática pode proporcionar uma melhora na saúde mental e física, além de ser um instrumento de disciplina para que as pessoas possam conviver de forma harmônica, em um ambiente seguro e de paz”. 

Fundi é refugiado da República Democrática do Congo e chegou em Dzaleka em 2011. No mesmo ano, se envolveu em diversas iniciativas comunitárias com o objetivo de promover algum impacto na comunidade. Atualmente, oferece aulas de Yoga gratuitas para um grupo de pessoas no campo de refugiados. 

No início, as aulas de Yoga eram realizadas uma vez na semana, em locais públicos ou comunitários, divididas com outras atividades. O professor Fundi chegou a levar as aulas para as escolas, sendo implementadas em todos os níveis da educação local. Com local apropriado e específico, será possível atingir cerca de 3800 pessoas.

Para a construção do Centro de Yoga, são necessários cerca de R$20 mil. As doações podem ser a partir de R$10 e feitas pelo link https://fraternidadesemfronteiras.colabore.org/yogamalawi/single_step

Sobre o Projeto Nação Ubuntu – No Malawi, o Projeto Nação Ubuntu, desde setembro de 2018, tem o objetivo de mudar as histórias de vida e oferecer às crianças, jovens e toda a população de refugiados e malawianos em situação de vulnerabilidade um novo modelo de vida – uma nova oportunidade. As obras no local são para a construção de escolas e casas. Atualmente, 181 crianças estudam graças à FSF e 17 famílias têm casa própria.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!