fbpx

Fraternidade sem Fronteiras amplia atendimento às pessoas em situação de rua com três polos nos Estados Unidos


Os trabalhos são em Nova Iorque, Denver e Las Vegas e juntos oferecem mais de 500 refeições mensais às pessoas em situação de vulnerabilidade

Por Viviane Freitas, assessoria de imprensa FSF

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) ampliou de cinco para oito o número de polos de trabalho do projeto Fraternidade na Rua, Além das cinco frentes de trabalho no Brasil, a partir de agora os trabalhos de atendimento às pessoas em situação de rua também são feitos em três cidades dos Estados Unidos: Las Vegas, Nova Iorque e Denver. Juntos, os três oferecem mais de 500 refeições por fim de semana às pessoas em situação de vulnerabilidade social pelas ruas americanas Também são distribuídos roupas, sapatos, lençóis, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal.

“Percebemos a necessidade provocada ou agravada pela pandemia da Covid-19 em que mais pessoas ficaram em situação de vulnerabilidade, desempregadas e foram para as ruas. Percebemos que era preciso começar a fazer algo pelos nossos irmãos e aos poucos a ajuda tem chegado e mais pessoas têm se juntado a nós aqui nos Estados Unidos”, explica a coordenadora do projeto Fraternidade na Rua – polos EUA, Luisa Martenelo.

Em Las Vegas – estado de Nevada, são oferecidas 250 refeições todos os domingos. Cada refeição vem acompanhada de suco, água, café, e sobremesa. O trabalho funciona com o apoio de pelo menos 18 voluntários, de dois centros espíritas da cidade, que são responsáveis pela arrecadação de doações para o preparo das refeições e organização de cada ação, além de empresas parceiras que oferecem o espaço, a isenção das licenças locais e doação de sobremesas.

Em Nova Iorque, são 100 lanches servidos uma vez ao mês. Os voluntários entregam cachorros-quentes com garrafas de água. O trabalho tem a participação de pelo menos dez voluntários e o apoio  de um centro espírita responsáveis pela arrecadação de doações e a entrega dos alimentos.

Em Denver – estado do Colorado, são 60 lanches distribuídos todos os domingos. Cada lanche é entregue em sacolas individuais com garrafas de água, iogurte, frutas, biscoitos, chips, barra de cereais, sanduíche e refrigerante. A iniciativa conta com seis voluntários responsáveis pela arrecadação de doações e distribuição das sacolas com os lanches.  

Nós ainda não temos um local físico próprio, em todas as cidades a ação é realizada com a colaboração de apoiadores ou nas ruas mesmo. O importante é que estamos conseguindo cumprir com o nosso principal objetivo: ajudar ao próximo”, conclui Luisa. 

Sobre o Fraternidade na Rua – O projeto Fraternidade na Rua atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua no Brasil e agora nos Estados Unidos. É mantido pelo sistema de apadrinhamento, doações e mobilização de voluntários sensíveis à causa. No Brasil são cinco polos de trabalho: Campo Grande – MS, Uberlândia – MG, Belo Horizonte – MG, São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ; e nos Estados Unidos, três – em Nova Iorque, Denver e Las Vegas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!