fbpx

Projeto

Ação
Madagascar

A região vive uma das piores crises humanitárias do mundo. Acolhemos aproximadamente 3 mil pessoas, oferecendo alimentação, água limpa e cuidados com a higiene. Inserimos 357 crianças na escola e - juntos - voluntários, padrinhos e apoiadores, construímos a Cidade da Fraternidade.

A realidade
Chegamos à ilha de Madagascar, em fevereiro de 2017, e encontramos famílias vivendo na extrema miséria, sofrendo com a fome e a sede, sem também um mínimo de higiene. Sem acesso à água, as crianças tomam banho só quando chove e metade delas tem desnutrição aguda. As famílias vivem em casa muito precárias e a falta de higiene e desnutrição grave acarretam doenças como a teníase, neurocisticercose, bicho do pé, entre outras.

O primeiro centro de acolhimento

Abrimos dois centros de acolhimento na cidade de Ambovombe. No primeiro, onde também funciona a sede da FSF, em Madagascar, acolhemos as criancinhas que viviam nas ruas, pedindo migalhas. Elas recebem refeição, cuidados com a higiene, participam de atividades de recreação e culturais.

Nenhuma das crianças acolhidas frequentava a escola. Confeccionamos pastas, compramos material escolar, uniformes e matriculamos as 357 crianças.

Campo da Paz

Junto com voluntários e a comunidade construímos, em área doada de 45 mil metros quadrados , o segundo centro de acolhimento da FSF, o Campo da Paz. Estamos atendendo 2500 pessoas por dia, crianças e mães, principalmente.

As famílias recebem alimentação, bebem água limpa, escovam os dentes, tomam banho e lavam suas roupas.

Centro nutricional

Construímos na unidade Campo da Paz, um centro de atendimento à saúde, implantamos farmácia e médicos voluntários intensificam o atendimento à comunidade durante as caravanas que acontecem de 3 em 3 meses. Montamos no local, um centro nutricional e com a dedicação de profissionais da saúde, estamos reanimando a vitalidade de crianças, com severa desnutrição.

Atendimento odontológico

Muitas crianças de Ambovombe não sabiam o que era uma escova de dentes.
Arrecadamos escovas de dentes e pastas, instruímos crianças e mães sobre noções
básicas de escovação e formamos multiplicadores locais para orientar a comunidade.
Montamos dois consultórios odontológicos e o trabalho amoroso de dentistas voluntários está abrindo sorrisos em Madagascar.

Cidade da Fraternidade

Cem famílias que antes viviam em casinhas absolutamente precárias passaram a morar na Cidade da Fraternidade. Em área doada de 45 mil metros quadrados, o projeto inclui cem moradias, perfuração de poço artesiano, oficinas de trabalho e cultivo sustentável. A comunidade é incentivada a perceber sua própria capacidade para a conquista da autoestima e a vivenciar valores que cultivam a paz.

Escola Danilo Farias

Ajudamos a manter a Escola Danilo Farias, nascida de um sonho de solidariedade do bailarino Danilo Farias. Em visita à ilha, ele viu a necessidade das crianças e decidiu mudar de País e de vida para ajudar. Uniu esforços e abriu a escola, possibilitando o estudo regular a crianças do norte da ilha. A Fraternidade tornou-se parceira dessa iniciativa e, juntos, estamos construindo novas salas, ampliando as oportunidades de estudo para crianças e jovens.

Vídeos relacionados

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!