Home > Projetos > Fraternidade na Rua > Polo Rio de Janeiro
Esse é um dos polos do Fraternidade na Rua, da FSF. Iniciado em 2021, com a implantação de um Centro de Acolhimento Referência para pessoas em situação de rua , o projeto está localizado no centro da capital fluminense.
Confira as principais áreas de atuação do projeto.
Oferecemos banho duas vezes por semana para os acolhidos, com a distribuição dos itens de higiene: sabonete líquido, escova e creme dental, desodorante e outros. Além disso, são entregues roupas limpas, cortes de cabelo e um espaço de beleza feminino.
Todos os dias, no horário do almoço, são servidas centenas de refeições variadas e nutritivas, em um refeitório amplo, limpo, confortável e acolhedor.


As oficinas de arte e artesanato oferecem um espaço para a expressão criativa e emocional dos acolhidos, proporcionando uma oportunidade de resgatar a autoestima, a confiança e a sensação de pertencimento.
Adquirimos também cadeiras de rodas, bengalas ou outros materiais que ofereçam maior mobilidade e conforto para os acolhidos com deficiência.




O Cantinho da Leitura Fraterna disponibiliza uma seleção de livros que incentiva e promove o hábito da leitura entre os nossos acolhidos. A Roda de Leitura promove reflexão e discussão sobre as obras literárias. Os Passeios Culturais promovem idas a teatros, museus e bibliotecas.
O Concurso de Contos Fraternos é uma iniciativa para expressar os sentimentos, pensamentos e opiniões por meio da escrita. Com temas específicos, permite que cada participante compartilhe suas experiências, estimulando a criatividade, comunicação, autoestima e o senso de pertencimento dos acolhidos.


Essa área tem o objetivo de proporcionar o reencontro e a reconexão dos acolhidos com seus familiares, dando todo o apoio necessário com transporte e alimentação.


Atendimento individualizado para informações sobre a regularização de documentos, resolução de pendências com órgãos públicos e o encaminhamento para clínicas de reabilitação, entre outros serviços.
Os atendimentos com psicólogos são fundamentais no processo de acolhimento e apoio emocional, realizados em um espaço seguro e confidencial, onde podem expressar as emoções, desafios e traumas, recebendo orientação especializada.
Com caixinhas de leite vazias e higienizadas são confeccionadas esteiras, entregues aos acolhidos para protegê-los do frio e oferecer uma superfície mais confortável para dormir. Além disso, também é feita a costura de roupas e mochilas danificadas, garantindo itens em boas condições para o dia a dia.
O apadrinhamento é o coração dos projetos FSF. Por meio de uma doação mensal* você assegura a manutenção e continuidade de todo o trabalho humanitário realizado no local. Para saber mais sobre apadrinhamento, clique aqui. Apadrinhe. Apadrinhar é amar!
O Centro de Referência do projeto Fraternidade na Rua – polo RJ conta com 900 m2, para o acolhimento de pessoas em situação de rua, oferecendo serviços de higiene, refeições, cultura, arte e atendimentos sociais, psicológicos e de saúde.
*A partir de R$35 como Pessoa Física e R$300 como Pessoa Jurídica.
Segunda-Feira
12h – Almoço e Assistência Social.
Terça-Feira
12h – Almoço e Assistência Social.
Quarta-Feira
10h30 – Roda de Leitura.
12h – Almoço, distribuição de roupas, banho, assistência social, oficinas de artesanato e espaço de leitura.
Quinta-Feira
10h30 – Roda de Conversa.
12h – Almoço, assistência social e atendimento psicológico.
Sexta-Feira
10h30 – Roda de Conversa.
12h – Almoço, assistência social e atendimento psicológico.
Sábado
Bazar – Datas e horários a confirmar.
Inscreva-se no Portal do Voluntário, veja ou crie possibilidades de servir.
Dúvidas sobre voluntariado neste projeto? Rafael Cassio (21) 96787-0566 Rua do Senado, 52, Centro
Para conhecer todas as formas de ajudar, clique aqui.
Veja o projeto pelos olhos de quem já esteve in loco e sinta o coração reverberar fraternidade!