fbpx

Fraternidade sem Fronteiras é citada em livro lançado pela Operação Acolhida

Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) é mencionada no livro “Operação Acolhida – a Força-Tarefa Logística Humanitária e o apoio aos migrantes venezuelanos”, lançado no início do mês de agosto em Boa Vista – Roraima.  A obra escrita em conjunto pelo coronel Carlos Daróz e a professora Sabrina Celestino, doutores em História e em Políticas Públicas, respectivamente, foi produzida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército com o objetivo de relatar o trabalho realizado pelo Estado brasileiro em resposta à crise migratória e à emergência humanitária, iniciadas a partir de 2018, decorrentes dos problemas socioeconômicos instalados na Venezuela. 

O trabalho da FSF é citado quando descrevem os abrigos e locais de alojamento que compõem a Operação Acolhida sendo geridos em parte diretamente pela Força Tarefa e de forma conjunta com o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), por meio das Organizações de Ajuda Humanitária, entre elas a Fraternidade sem Fronteiras por meio do Projeto Brasil, um coração que acolhe. 

“A rotina de gestão do abrigo permeia a concessão das refeições (café da manhã, almoço e jantar), a disponibilidade das carpas, barracas e/ ou locais para descanso, a execução de ações de atenção individual e/ou coletiva e trabalho sistemático, sobretudo com grupos considerados mais vulneráveis, como mulheres e crianças”, conteúdo registrado na página 78.

Atualmente, a Fraternidade sem Fronteiras é responsável pela gestão de dois centros de acolhimento: Jardim Floresta e Pricumã, ambos em Boa Vista – RR. 

“Em Boa Vista, o Abrigo Jardim Floresta e o Abrigo Pintolândia são destinados ao recebimento de beneficiários indígenas, sendo geridos pela agência Fraternidade sem Fronteira, comportando, em semelhança aos abrigos específicos para este público e os abrigos de famílias, ações de convívio e profissionalização, bem como ações voltadas especificamente para crianças”, página 93.

A Operação Acolhida recebe uma média de 10 mil migrantes e refugiados venezuelanos. O livro está disponível para download, de forma gratuita, pelo link: Operação Acolhida – BIBLIEx (eb.mil.br)

Para conhecer mais sobre o Projeto Brasil, um coração que acolhe, acesse: www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/brasil-um-coracao-que-acolhe

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Assessoria de imprensa FSF

Assessoria de imprensa FSF

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!