• 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN
  • 🇩🇪 DEU
  • 🇫🇷 FRA
  • 🇨🇭 CHE
  • 🇬🇧 GBR
  • 🇺🇸 USA
  • 🇨🇦 CAN

Home > Blog

Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel

Matheus tinha 9 anos quando o pai faleceu. Entrou em depressão, ia mal na escola e se metia em brigas. Em um desses dias, recebeu em casa a visita do professor Orion, convidando-o para participar de aulas de música. “Eu comecei a me expressar através do violino”, lembra Matheus. A depressão foi indo embora, melhorou no colégio, fez novas amizades. O contato com a música clássica e popular mudou o jeito de pensar, sentir e agir.

A transformação de Matheus e de outros jovens da periferia de Campo Grande tem tudo a ver com o ideal de vida do maestro Orion Cruz. “Fazer música para que?” – ele se perguntava muitos anos atrás – e da resposta nasceu o sonho que, aos poucos e com muito esforço, vai se realizando. “Música é para a evolução e o meu maior prazer é ver um garoto que andava perdido, descobrir significado na vida”, relata entusiasmado.

Dois anos atrás, veio a inspiração para dar o nome a parte expressiva desse ideal: a Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel. Uma riqueza de se ver e ouvir. São 32 integrantes, todos jovens saídos dos projetos sociais do Centro Espírita Amizade, Francisco Cândido Xavier e Lar Mãe Mariana, instituições na periferia de Campo Grande onde Orion dá aula. O projeto já recebeu apoio de defensores públicos, do vereador Eduardo Romero que, por meio do Instituto Amigos do Coração, destinou recursos para a compra de instrumentos, da Associação Médica de Mato Grosso do Sul e da Fundação Chico Xavier.

Agora, a Fraternidade sem Fronteiras, em Mato Grosso do Sul, acolhe esse sonho com a esperança de ampliar para mais jovens da periferia de Campo Grande a oportunidade de conhecer e sentir a música para escolher melhor presente e futuro. As aulas estão distribuídas em pólos da cidade. Tem aula de violoncelo na Casa Caridade O Caminho, no bairro Noroeste; de violas clássicas no Amizade, no bairro Jardim Tayaná, onde também é o ensaio da Orquestra, e de violino na região central.

O objetivo é expandir para 10 pólos e integrar 300 jovens ao estudo de música. O projeto está aberto a padrinhos que queiram ajudar neste sonho coletivo, que cresce no coração do maestro Orion e de jovens como Andressa. Encantada com o mundo que descobriu, ela segue dedicada. Passou na faculdade de música na UFMS e sonha tocar na Orquestra da Alemanha. A menina que antes tinha medo de se apresentar em público, até para expor trabalhos na escola, hoje afirma “Meu sonho vai longe”.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em Campo Grande, voluntária da Fraternidade Sem Fronteiras lança livro sobre a realidade do sul de Madagascar

“Onde deságua o desengano”, da jornalista Patrícia Espírito Santo, será apresentado nesta quinta-feira e sábado, no Recanto das Ervas e no Bioparque Pantanal. Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF A realidade de comunidades do extremo sul de Madagascar, marcada pela escassez de água e alimentos, pela pobreza e pela ausência de direitos básicos, ganha espaço em “Onde deságua o desengano”, livro da jornalista, escritora, madrinha e voluntária da Fraternidade Sem Fronteiras, Patrícia Espírito Santo, que terá dois momentos

Ler mais »

Fraternidade Sem Fronteiras participa de feira de maternidade em Campo Grande com palestra sobre os desafios da infância em áreas de conflito

A Organização também estará com estande durante o evento e promoverá, no sábado (15), uma reflexão sobre os desafios enfrentados por crianças em regiões afetadas por conflitos e crises humanitárias. Por Laureane Schimidt – assessoria de imprensa FSF A Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) participa, nos dias 15 e 16 de agosto, da Materne – Maior Feira Gratuita de Maternidade de Mato Grosso do Sul, realizada no Ondara Buffet, em Campo Grande. A FSF estará presente com um estande para apresentar

Ler mais »