A Caravana geral acompanhou a rotina dos meninos acolhidos pelo Chemin Du Futur, desde as refeições até mesmo conhecer as escolas públicas que eles frequentam, realizar as atividades favoritas deles, como jogar futebol, acompanhar a rotina de estudos e provas escolares e participar do dia a dia das crianças em casa.
Com a ajuda dos meninos, os caravaneiros construíram três sofás de pallets, que agora garantem o conforto para os dias de cinema e jogos de futebol. Também puderam aproveitar para conhecer pontos turísticos do Senegal, como o Monumento da Renascença Africana, praias e Ilha de Gorée.
A festa de despedida contou com um lanche diferente e a entrega dos cadernos fraternos, que dão aquela forcinha a mais à disposição de estudo. Um dos cadernos fraternos é o que o Omar, nosso caçula recém resgatado, está sendo alfabetizado!
Nos últimos meses entendemos que poderíamos não só ajudar os meninos acolhidos em nossa casa, como também crianças que ainda estão pelas ruas no Senegal. Junto com a nossa parceira Fundação Francisco e Clara de Assis, o Chemin deu mais um passo e agora servimos café da manhã aos meninos Talibés. Para muitos deles, essa é a única refeição do dia.
Os acolhidos pelo Chemin du Futur recebem reforço escolar desde 2021. O objetivo é fazer com que os meninos mais velhos possam ter um resultado melhor no exame para entrar no Liceu (são os três anos, após o ensino médio, que permitem o acesso à universidade).
O reforço é dado por um professor contratado pelo projeto. Uma sala foi equipada com uma TV de 55 polegadas, oito carteiras, cadeiras, lousa, ventilador e cortinas para que as crianças possam ter um ambiente mais adequado ao aprendizado.
Gratidão, padrinhos e madrinhas!
A Fundação Francisco e Clara de Assis, que tem como missão combater a miséria, é a mais nova parceira do Chemin Du Futur. A união contribui para manter o funcionamento do orfanato em Dakar. Além do apoio financeiro, a Fundação presta assessoria às questões técnicas e administrativas para a expansão do Chemin. É a mais nova parceira do Chemin Du Futur - projeto apoiado pela FSF.
Conheci o projeto em 2018, durante o II Encontro da Fraternidade sem Fronteiras, em Campo Grande e, desde o primeiro momento, o projeto me tocou muito. Sou mãe de dois meninos e a maternidade é algo que sempre quis. Saber que do outro lado do mundo, outros meninos estão passando por tantas dificuldades e que são expostos a uma realidade tão dura, veio ao encontro do meu coração. Este ano, em fevereiro, tive a felicidade imensa de ir ao Senegal e, o que encontrei me deu a certeza de que somos um só povo, que devemos estar cada vez mais unidos e agir para diminuir as diferenças e cuidar melhor das crianças, independente de onde elas estão. Lá, pudemos ver isso de perto e confirmar a necessidade e o impacto do projeto. A vontade que temos ao ver isso é de acolher a todos. O trabalho do Chemin du Futur é lindo, transforma a condição e a vida dos meninos verdadeiramente, porque eles saem das ruas e vão morar no projeto. A gente percebe a alegria no olhar, na dança e nos sorrisos mais lindos que já vi! Vão crescendo e realizando seus sonhos! Saudade de todos eles! Já contando a hora de voltar para dar e receber abraços quentinhos!
Jacqueline Mariano - madrinha do projeto
Compartilhe o seu depoimento com a gente. É só responder esse e-mail. 😉