Tivemos a celebração da graduação de Racelina Mucavel e Helton Arone Mupota, em enfermagem. No mês seguinte, o irmão de Racelina, Luís Amosse Mucavel, concluiu a formação em Administração Pública. Luís foi um dos primeiros jovens a serem acolhidos pela FSF em Moçambique, na aldeia de Barragem, em 2010, e o segundo a ingressar na universidade. Com muita alegria expressam gratidão a todos padrinhos e colaboradores que cooperaram para a formação deles e tornaram esse sonho aparentemente tão distante em uma realidade.
Enoque Eduardo Comole está no último ano de faculdade e conquistou uma bolsa de estudos na conceituada escola de Londres, Burlington School. O jovem entrou para a turma do curso intensivo de inglês. As aulas começam em setembro. Enoque Comole chegou ao projeto Acolher Moçambique em 2018. Ele também se tornou um Jovem Universitário ao ingressar no curso de Inglês e ter um apadrinhamento.
As crianças e jovens do projeto participaram do Festival Nacional da Cultura, em Moçambique. Um evento governamental, realizado a cada dois anos, onde vários grupos de dança, canto, poesia, desfile de moda, arte e literatura se apresentam em categorias a nível local, distrital e provincial, e numa fase final, a nível nacional. Nossos jovens participaram nas categorias de Ngalanga e Xigubo.
A Caravana da Educação para Moçambique recebeu 11 padrinhos, que atuam na área educacional para contar histórias, fizeram apresentações teatrais, capacitação de monitores, distribuição de roupas e materiais escolares para as crianças acolhidas. Além disso, os caravaneiros acompanharam apresentações dos acolhidos com muita música e dança.
Na escola da aldeia de Dingue, os voluntários transformaram as salas de aula em obras de arte. Pinturas e desenhos ganharam vida nas paredes. Na escola 3 de Fevereiro, também situada no distrito de Chicualacuala, um parquinho foi erguido, transformando um espaço antes vazio em um local repleto de diversão e risos. O parquinho não é apenas um local para brincadeiras, mas também um símbolo de cuidado e preocupação pela infância.
Em Hoyohoyo, distrito de Malabane, distribuíram roupinhas para as crianças e cobertores para os idosos da comunidade. Em Muzumuia, as salas da escola local ganharam vida novamente, graças às pinceladas de cores e criatividade. Além das atividades práticas, os voluntários também compartilharam conhecimentos e experiências. Uma roda de conversa envolvendo os jovens da comunidade proporcionou um espaço de troca enriquecedora. Discussões sobre sonhos, aspirações e desafios inspiraram os jovens a olhar para o futuro com esperança renovada.
Eu fui uma das primeiras crianças do centro de acolhimento. Estou com meus sete irmãos, minha mãe e minha avó. E hoje eu me encontro formado em Adminsitração Pública! Sou o segundo jovem que se formou na universidade. Eu sinto um orgulho imenso, uma gratidão eterna pela conclusão deste curso, tendo em conta que não é uma tarefa fácil. Eu só tenho a agradecer aos padrinhos que sempre estiveram conosco, sempre estiveram por perto, puderam colaborar, puderam presenciar toda a trajetória. Agora que eu terminei o meu curso, quero poder contribuir, fazer o bem. Poder me juntar com a causa, trabalhando, ajudando a minha aldeia, ajudando a minha família e poder ajudar a todo irmão que precisa de assistência. Gratidão a toda ajuda e a cada padrinho que está apoiando esta causa! khanimambo (obrigado)."
Luís Amosse Mucavel
Compartilhe o seu depoimento com a gente. É só responder esse e-mail. 😉
Fraternidade sem Fronteiras: Jovem moçambicano ganha bolsa de estudo no Reino Unido
Enoque Eduardo Comole, de 23 anos, ganhou uma bolsa de estudo na escola britânica The Burlington School of English, em Londres. O curso de inglês começará no início do mês de setembro e terá a duração de três meses. Enoque é um dos acolhidos pelo projeto da Fraternidade Sem Fronteiras em Moçambique, na Africa.
Artistas brasileiros expõem obras em Londres e valor vai para os projetos da FSF
O artista brasileiro Paulo Ricardo e a fotógrafa Jordana Barale doaram obras para projeto de ajuda humanitária da Organização humanitária internacional Fraternidade sem Fronteiras (FSF).