Para 2023, o planejamento para o projeto Acolher Moçambique é começar a plantação de milho e feijão no terreno de 50 hectares. Essas terras são chamadas de machambas, um terreno destinado à prática da agricultura, com o objetivo de produzir e gerenciar os alimentos.
Com a ajuda dos voluntários, em 2022 iniciou-se a construção do Centro Educacional em Matuba, Moçambique. O objetivo é dar a oportunidade de estudo para cerca de mil crianças. Na primeira semana de janeiro de 2023, os banheiros da escola estavam na fase final de construção.
O ano escolar em Moçambique foi de oportunidades. São 16 jovens cursando faculdade ou curso técnico. Para continuar colhendo bons frutos na área da educação, foi lançado o apadrinhamento para possibilitar que mais crianças consigam ter formação, garantindo material didático, transporte, alimentação e moradia, pois as universidades ficam distantes das aldeias moçambicanas. O valor mínimo a ser doado para esses estudantes é R$10.
Traduzido para o português, Karingana significa “Era uma Vez”. O evento realizado pelo projeto Acolher Moçambique tem o propósito de ampliar o vocabulário linguístico dos jovens através de estórias. Essas estórias resgatam valores e transmitem lições de vida. A imaginação dos jovens é alimentada com o trabalho de raciocínio lógico com charadas e diversão. O evento é realizado mensalmente desde agosto de 2022 e já teve a primeira edição de 2023.
Está em construção um novo prédio para o Centro de Acolhimento em Barragem, em Moçambique. Barragem foi o primeiro Centro de Acolhimento da FSF e é um dos maiores do projeto Acolher Moçambique, junto com o de Matuba e o de Muzumuia. São acolhidas cerca de mil pessoas. É o mais antigo Centro de Acolhimento do projeto, lá foi início dos trabalhos da FSF. As atividades são realizadas em uma casa alugada, até que o espaço próprio seja concluído. A construção do novo local está sendo realizada em parceria com a Coup de pouce humanitaire e três grupos de caravaneiros franceses. Os grupos ficarão até o dia 1º de março, mas as obras continuarão pelos meses seguintes. Estão sendo feitos um refeitório, uma cozinha, armazém, banheiros e oito salas.
Nossos jovens acolhidos estão chegando ao ensino médio. Temos 1500 para iniciar essa nova fase e contam conosco para conseguirem se matricular. Por isso, estamos com essa campanha emergencial para que consigamos proporcionar essa oportunidade tão linda e necessária a todos eles. Com apenas R$40 um jovem consegue ingressar nessa etapa. Temos até fevereiro para conseguir essa meta fraterna. Vamos juntos?
Quer conhecer de perto os trabalhos realizados no Projeto Acolher Moçambique tem a chance de participar de caravanas este ano. A primeira delas será a Caravana da Saúde entre os dias 18 de fevereiro a 1º de março. O foco é oferecer atendimentos e consultas em diversas áreas médicas aos acolhidos. No meio do ano, mais duas caravanas para o Moçambique serão realizadas. Desta vez, caravanas gerais, a primeira do dia 13 a 24 de junho, e a segunda 15 a 29 de julho.
pelo que eu li na Bíblia, pelo que eu vi nos filmes, e lá eu vi e vivenciei todos os dias o milagre da multiplicação. Então, quando a gente multiplica os projetos, é isso que a Fraternidade sem Fronteiras faz, ela multiplica. Eu vim com uma promessa que, enquanto eu puder, enquanto for preciso, eu não Rita Silva Siqueira - Madrinha do projeto Acolher Moçambique
Compartilhe o seu depoimento com a gente. É só responder esse e-mail. 😉
Priscila Currie comemora aniversário de 40 anos dando curso de primeiros-socorros na África!
A Paramédica Brasileira desembarcou para mais uma missão humanitária e educativa da Caravana Projeto Acolher Moçambique