fbpx

POR DENTRO DO PROJETO

ABRIL-AGOSTO/2023

Primeira Caravana Órfãos do Congo

O projeto Órfãos do Congo recebeu, pela primeira vez, uma caravana com oito caravaneiros. No primeiro dia, os caravaneiros foram recebidos por 56 crianças acolhidas na unidade de Goma e logo nesse primeiro dia o trabalho já começou! Mais 20 crianças recém-resgatadas chegaram ao projeto e os caravaneiros ajudaram a dar banho, vestir e alimentar as crianças para encaminhá-las ao hospital, onde elas receberam tratamento médico adequado, já que muitas crianças estavam doentes e desnutridas.

Os demais dias foram de muito trabalho e emoção também. Os caravaneiros ficaram na unidade de Bukavu, em Bwirembe, onde temos 170 crianças, e realizaram diversas atividades como: organização das doações de roupas e brinquedos para os acolhidos do projeto, atendimento odontológico com um consultório feito pelos próprios caravaneiros com os recursos disponíveis no momento, orientações preventivas de saúde bucal com as crianças e as mamas sociais. 

Além disso, os caravaneiros também furaram a orelha das crianças que quiseram colocar brincos. Após alguns dias de caravana, 12 crianças voltaram dos hospitais e foram recepcionadas pelos acolhidos e caravaneiros com música, alegria e brincadeiras. 

Na unidade do centro de Bukavu, onde temos os primeiros acolhidos do projeto, os caravaneiros também foram recepcionados com muito amor pelos jovens. Tiveram música, oração e em seguida conheceram também os acolhidos.

Outro momento importante da caravana foi a visita na província de Kalehe. Por lá, devido ao deslizamento de terra, causado pelas fortes chuvas, duas vilas com mais de duas mil casas foram soterradas, deixando mais de cinco mil mortos, desaparecidos e muitas crianças desamparadas. Os caravaneiros, juntamente com a equipe do projeto, levaram doações de 300 alimentos desidratados, 400 pães, medicação, água e roupas para ajudar de forma emergencial. Dessa comunidade, 50 crianças órfãs foram acolhidas pelo projeto no mês de agosto.

Mais apadrinhamentos, mais acolhimentos!

Atualmente, o Projeto Órfãos do Congo está com 295 crianças acolhidas. Na unidade de Goma, temos 79 acolhidos, em Bukavu temos 37, Bwirembe acolhemos 170 órfãos e nove crianças não órfãs de comunidade vulnerável.

No mês de maio, acolhemos 30 crianças da comunidade de Masisi, na República Democrática do Congo. Antes de acolhê-las, realizamos um mapeamento dos casos mais urgentes e vulneráveis, como o das crianças com maior dificuldade de alimentação, que estavam doentes e precisavam de assistência médica. 

Muitas crianças estavam sozinhas e em extrema vulnerabilidade, com risco de morte. Elas foram levadas para o hospital para receberem o tratamento adequado e já estão nos nossos orfanatos.

Todos os acolhimentos só são possíveis graças ao apadrinhamento. A doação mensal e contínua é que garante a continuidade dos nossos trabalhos na região. Durante a primeira caravana, foram efetuados 830 apadrinhamentos para o projeto, que auxiliaram muito o projeto a manter a estrutura e a acolher 50 novas crianças da província de Kalehe. 

Construindo esperança

Papa Bonifasse, de 133 anos, e a esposa, Mama Marciana, de 126 anos, estavam passando por necessidades e conheceram o projeto quando ele buscou uma oportunidade de trabalho nas obras que estávamos realizando em Bwirembe. Ajudamos o casal com alimentos e os acolhemos.

Para tentar proporcionar mais segurança e qualidade de vida, realizamos uma campanha para construir uma casa para os dois idosos e conseguimos o valor necessário para isso. A casa foi entregue no final do mês de junho. 

Data marcada para o sorteio do Kwid 0KM

O Projeto Órfãos do Congo será beneficiado com a venda de números para o sorteio de um carro OKM, Kwid, da marca Renault. Os números podem ser adquiridos no valor de R$20, via pix, pela chave sorteio@fraternidadesemfronteiras.org.br. Todo o valor arrecadado será destinado para a manutenção e novos acolhimentos do projeto. A data para o sorteio está marcada para o dia 21 de outubro de 2023, durante o Evento Regional Beneficente da FSF, em Salvador – BA.

22.08.2023_OBRASORFANATOBUKAVU_ÓRFÃOSDOCONGO (8)

Ritmo acelerado nas obras

As obras na unidade de Bwirembe, em Bukavu, avançaram e quatro casas já foram finalizadas. Temos outras quatro casas em construção para ampliar nossa capacidade de receber as crianças no projeto: duas estão com a fundação pronta e as outras duas estão com as paredes sendo erguidas. As obras na quadra de esportes e no playground foram finalizadas. O espaço de brincadeiras tem cores alegres e divertidas para as nossas crianças.

17.05.2023_PÃESCASEIROS_ÓRFÃOSDOCONGO (3) (1)

Tem pão caseiro saindo do forno

Com um forno novo na unidade de Bwirembe, adquirido pelo projeto, podemos preparar pães caseiros para o café da manhã das crianças. Para essa tarefa, contamos com a ajuda do padeiro Christian e da nutricionista Mama Clarissa. São preparados pelo menos 2.500 pães por semana no projeto.

08.08.2023_ANIVERSARIANTESDOMÊS_ÓRFÃOSDOCONGO (6)

Celebrando a vida!

No projeto, realizamos uma comemoração dos aniversariantes do mês com comida, música, agradecimentos e alegria. Para a comemoração de aniversário do Pascal, em conjunto com a da Páscoa, servimos macarrão e bolo. Pipoca e bolo foram para comemorar o aniversário de oito crianças no projeto. Foi um dia cheio de brincadeiras e gratidão.

"Por que eu escolhi ser madrinha deste projeto?

A minha filha é órfã de pai, meu marido faleceu há oito anos. Ela tinha 15 anos, é minha filha única. Conheço bem de perto, de dentro da minha casa, um pouco da dor da orfandade. E quando vejo aquelas milhares de crianças, sem pai, sem mãe, sem dinheiro, sem comida, é o que me mobiliza a abraçar esse projeto como madrinha. O projeto Órfãos do Congo é relativamente novo na Fraternidade sem Fronteiras, mas eu percebi lá uma potência gigante. Está muito bem alinhado, bem desenhado e arquitetado para aquela necessidade e realidade. Vejo uma harmonia muito grande em tudo que está sendo proposto". Cláudia Prado - Madrinha e caravaneira da FSF.

Compartilhe o seu depoimento com a gente. É só responder esse e-mail. 😉

FSF_na-midia

Fraternidade sem Fronteiras realiza a primeira caravana para a República Democrática do Congo

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) realiza entre os dias 17 a 27 de julho de 2023 a primeira caravana de ajuda humanitária no Projeto Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo – localizada na África Central.

Leia mais

Voluntariado na África

Jornalista passa 10 dias em orfanato de crianças vítimas da guerra. 

Veja mais

DESTAQUES DOS DEMAIS PROJETOS

Previous slide
Next slide

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!