fbpx

POR DENTRO DO PROJETO

SETEMBRO/2023 - FEVEREIRO/2024

Visita do cantor Emicida

Em outubro, crianças e jovens acolhidos em Boa Vista, Roraima, receberam o artista e rapper, Emicida, no Centro de Acolhimento Pricumã. Emicida conheceu a estrutura do projeto e, principalmente, as atividades musicais realizadas no Centro de Acolhimento. Além disso, foi realizado um bate-papo entre ele e os integrantes do Coral Jovem, e ao final, uma pequena apresentação dos acolhidos.

Inauguração da Biblioteca

Uma biblioteca comunitária para cerca de 400 pessoas foi inaugurada no Centro de Acolhimento Jardim Floresta, no mês de setembro.O espaço fornece acesso à informação, acolhimento e aprendizado para os acolhidos e também serve para realizar diversas atividades comunitárias, como reuniões de lideranças, aulas educativas com as crianças realizadas pelos voluntários, grupos de leitura, atividades de prevenção e mais. A biblioteca foi inaugurada em parceria com o Jornal Joca do projeto “Minha casa tua casa”, ACNUR e Fraternidade sem Fronteiras.

Mural interativo

Para encerrar as aulas da turma de pintura no projeto, os professores fizeram um “mural interativo” com as crianças que mais se destacaram. Elas puderam pintar e deixar suas marcas no mural, trabalhando o sentimento de pertencimento a um lar fraterno.

Copa natalina

No mês de dezembro, realizamos uma Copa entre abrigos especial de Natal. Cerca de 100 crianças e adolescentes acolhidos do projeto participaram do campeonato, que tem como objetivo oferecer um ambiente de inclusão, onde todos possam participar, praticar esportes e proporcionar momentos de alegria e superação para todos que participam.

Horta comunitária

Com o objetivo de promover iniciativas mais sustentáveis, o Centro de Acolhimento Pricumã começou uma horta comunitária com plantas medicinais e frutíferas para consumo próprio e realização de atividades de consciência ambiental.

Sextou com saúde e lazer

Todas as sextas-feiras, o Centro de Acolhimento Jardim Floresta promove atividades físicas e lazer em grupo, como jogos de baralhos, dominós, jogo de bola de gude e gincanas com a comunidade em geral. Cerca de 200 pessoas, incluindo crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência, participam.

Curso empoderamento econômico de mulheres

Em Pacaraima, cidade que faz fronteira do Brasil com a Venezuela, cerca de 30 mulheres tiveram a oportunidade de participar do curso de Empoderamento Econômico no Centro de Capacitação e Referência. O curso busca fortalecer mulheres no mercado de trabalho e aborda os tópicos de empreendedorismo, planejamento, finanças, habilidades do futuro e ferramentas digitais.

"O artista, pintor e migrante refugiado venezuelano, Juan Bautista, é acolhido do projeto Brasil, um coração que acolhe...

e veio para o Brasil por ter um problema grave na visão. Após conseguir ser operado no sistema público de saúde, Juan quer aproveitar a nova visão para contribuir com a arte e iniciou a tarefa de pintar quadros que representam os estados do Brasil. O acolhido conta como se sente no projeto: “Me sinto muito bem acolhido pelo projeto, a Fraternidade me ouve e me orienta sempre nessa caminhada no Brasil. O projeto me deu a liberdade de criar e expressar o meu ser.”

Compartilhe o seu depoimento com a gente. É só responder esse e-mail. 😉

FSF_na-midia

Comitiva da Univali visita epicentro da crise imigratória do país

“Nós, da Fraternidade sem Fronteiras, acreditamos que este trabalho em rede é essencial para potencializar o acesso a direitos no território fronteiriço. Agradecemos muito por esta mobilização.”, afirmou Isabela Inácio Xavier de Brito, coordenadora do Centro de Capacitação e Referência de Pacaraima.

Leia mais

DESTAQUES DOS DEMAIS PROJETOS

Previous slide
Next slide

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!