fbpx

POR DENTRO DO PROJETO

ABRIL-AGOSTO/2023

Projeto recebe visita da Diretoria da FSF

O projeto Brasil, um coração que acolhe, em Roraima, recebeu o nosso vice-presidente, Ranieri Dias, e o nosso diretor-adjunto de Relações Públicas, Wender Moura. Foram realizadas visitas nas instalações da Operação Acolhida, nas fronteiras entre o Brasil e a Venezuela e nas comunidades indígenas da etnia Tauperang localizadas na Terra Indígena São Marcos, em Pacaraima. A visita foi realizada com o objetivo de reconhecer as necessidades apresentadas pelas comunidades.
A diretoria também se reuniu com a equipe da FSF, Centro de Capacitação e Referência, Centro de Sustentabilidade e dos Centros de Acolhimento Pricumã e Jardim Floresta para dialogar sobre a missão, os valores e a implementação do projeto.
A agenda também incluiu reuniões de alinhamento com os parceiros locais da Operação Acolhida e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), para discutir sobre os desafios e avanços da parceria.
Por meio do acordo de parceria, a FSF gerencia dois Centros de Acolhimento em Boa Vista e um Centro de Sustentabilidade, e também implementa atividades de Proteção de Base Comunitária em Pacaraima, a partir do Centro de Capacitação e Referência.
Os nossos diretores também foram recebidos pelo General das Forças Armadas e atual Comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária, Helder de Freitas Braga, para estreitar o relacionamento entre as instituições e colaborar para a cooperação com o novo comando.
O último ponto do encontro foi uma visita ao Projeto Mexendo a Panela, apoiado pela FSF desde 2017, que serve cerca de 1.500 refeições por dia para a comunidade local e também migrantes e refugiados venezuelanos, em Boa Vista. Além disso, a responsável pelo projeto, Áurea Cruz, apresentou à diretoria o projeto de construção de um restaurante comunitário que poderá servir até 4.000 refeições diárias.

Dia Mundial do Refugiado

No dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, a equipe do projeto realizou uma live no perfil do Instagram da FSF. Na transmissão ao vivo, demos um panorama sobre dados de quantos refugiados e deslocados internos temos no país e no mundo e explicamos como funciona o acolhimento dos migrantes e refugiados venezuelanos em Boa Vista e em Pacaraima. Veja mais na live.

Plaquinhas decoradas no Centro de Acolhimento Pricumã

No mês de julho, colocamos plaquinhas com os valores da FSF no Centro de Acolhimento Pricumã, em Boa Vista, Roraima, para decorar o espaço com mais esperança e fraternidade.

Apoio e orientação de mulheres refugiadas indígenas

Em parceria com o ACNUR, a Fraternidade sem Fronteiras realizou sessões informativas com mais de 90 mulheres refugiadas e migrantes indígenas das comunidades de Tarau Paru, Sakau Motá, Bananal e Sorocaima I, na Terra Indígena São Marcos no dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado. O dia incluiu orientações acerca de serviços de proteção, documentação, benefícios sociais e prevenção a violência de gênero. As mulheres também receberam um mapa com as indicações da rede de proteção da cidade de Pacaraima.

Livro Operação Acolhida

Em agosto de 2023, foi lançado o livro “Operação Acolhida: a força-tarefa logística humanitária e o apoio aos migrantes venezuelanos” que reúne o trabalho da Operação Acolhida em conjunto com outras instituições que fazem parte dessa missão de acolhimento aos migrantes e refugiados venezuelanos, entre elas a Fraternidade sem Fronteiras. Por meio do projeto Brasil, um coração que acolhe, somos responsáveis por dois Centros de Acolhimento: o Jardim Floresta e o Pricumã, que juntos somam a capacidade de acolher cerca de 1.800 pessoas.

Torneio de vôlei interabrigos

Realizamos um torneio de vôlei entre os Centros de Acolhimento Jardim Floresta e Pricumã para desenvolver a sinergia e uma boa convivência entre os jovens.

A esperança de um futuro melhor e mais sustentável

Os integrantes do Comitê Jovem de Sustentabilidade participaram de um Curso de Português e ganharam certificados de conclusão do curso, com o objetivo de promover mais oportunidades e lideranças no futuro. E para a capacitação e conscientização ambiental dos jovens, também foi realizada uma visita a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

04.09.2023_TREINAMENTOSEGURANÇA_BRASILUMCORAÇÃOQUEACOLHE

Treinamento sobre segurança para trabalhadores humanitários


Todos os nossos colaboradores do projeto receberam uma capacitação sobre segurança, com foco em contribuir na rotina de trabalho. Isso de seu via ACNUR, em parceria com o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal e Universidade Federal de Roraima.

“Cheguei ao Brasil, em fevereiro de 2019, como a maioria que sai da Venezuela:

Poucas roupas, a pé, sem nada, forçado pela crise econômica do país. Cheguei ao Brasil com minha família, e graças ao apoio de um familiar que vivia no Centro de Acolhimento do Projeto Brasil, um coração que acolhe, pude me instalar. Minha permanência naquele centro de ajuda aos imigrantes durou oito meses até que fui interiorizado na cidade de Belo Horizonte - MG. Durante o período que estive acolhido, fui instruído com cursos, palestras e encontros com informações de como é viver no Brasil, conhecer a economia, como administrar minhas finanças. Era notório para nós o bom tratamento e organização que existia neste centro: assistência médica, segurança, refeição pelo menos cinco vezes ao dia, diversão e eventos para o entretenimento de crianças e adultos todos os dias, atribuição de tarefas diárias, centro de apoio e aprendizagem de vários ofícios (marcenaria, mecânica de bicicletas, costura e alimentação). Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de estar naquele centro de acolhimento da Fraternidade sem Fronteiras". - Enwelbert Rondon - 43 anos, ex-acolhido do projeto Brasil, um coração que acolhe, que vive atualmente em Belo Horizonte, trabalha como supervisor de refrigeração no departamento de manutenção da Santa Casa de Misericórdia da cidade.


Compartilhe o seu depoimento com a gente. É só responder esse e-mail. 😉

DESTAQUES DOS DEMAIS PROJETOS

Previous slide
Next slide

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!