POR DENTRO DO PROJETO

NAÇÃO UBUNTU SETEMBRO - NOVEMBRO 2022

Primeira Caravana da Psicologia na África!

O objetivo principal dos nossos 10 padrinhos e voluntários era proporcionar treinamento para escuta especializada de casos de violência e capacitação de mediação de conflitos para os colaboradores do Projeto Nação Ubuntu (professores, líderes dos setores, comissão de pais da Escola Ubuntu, funcionários, cuidadoras da creche e a população do campo de refugiados). Foram realizadas oficinas, palestras e rodas de conversas.

Em 6 dias de caravana, 4 grupos atenderam simultaneamente e conseguiram conversar com mais de 500 pessoas. Além disso, 79 atendimentos individualizados foram realizados. “Isso é para que eles tenham autonomia, para que consigam seguir com o Projeto sem dependência de alguém de fora, alguém que venha do Brasil”, explicou Adriana Dornellas, coordenadora da iniciativa de voluntários Saúde Mental sem Fronteiras. 

Temos consciência de que cuidar de quem cuida também é fundamental para seguirmos na nossa grande corrente de fraternidade. Para saber mais sobre as caravanas, clique aqui.

IMG-20220725-WA0003

Salas em formato circular da Escola Ubuntu

Fizemos novas salas para o ensino primário e, desta vez, optamos pelas salas em formato circular para receber nossos pequeninos. Esse novo formato lembra os vilarejos tradicionais do Malawi, pelo formato circular e telhado de palha. Além disso, o “estar em roda” é muito importante para a filosofia Ubuntu, pois favorece a inclusão, e, neste caso, ajuda na mediação dos professores. Esse modelo é feito nas orações, nas reuniões, nos encontros e agora também na escolinha.

Events, lifestyle and Documentary photos

Mais produtividade nas lavouras!

Pensando em aumentar a área de produção nas três lavouras onde já plantamos, recebemos o voluntário e engenheiro agrônomo, Felipe Bahia, para acelerar o processo. Ele chegou para auxiliar com a preparação da terra, na retirada de pedra, melhoria e colocação de adubo. Junto com os voluntários e as mães do campo, foi implementado um sistema de irrigação com galões plásticos de água. Nossa gratidão!

25032022_mãesdocampo_naçãoubuntu

Semear oportunidade. Colher dignidade.

Temos um Centro de Acolhimento bem ao lado do campo, com inúmeras oportunidades para os refugiados. Estamos conseguindo oferecer emprego digno para 270 mulheres na lavoura, com direito a creche para os filhos e remuneração. Mas há ainda dezenas de mulheres no campo de refugiados que se rendem à prostituição para conseguirem fazer o básico: alimentarem seus filhos.
Para ajudar também essas mulheres, você pode apadrinhar essa iniciativa. Veja abaixo como fazer!

V Encontro FSF​

Você viu o painel do projeto no nosso V Encontro FSF? Se ainda não ou quer rever, confira como foi ❤️

IMG_1675

“O que eu queria compartilhar aqui é o amor, o que eu senti lá.

Eu falo que quando eu cheguei, cheguei com o coração apertado de saudade, porque eu não conhecia o amor como eu presenciei lá. Tive contato com muitos sentimentos novos e muito bons. Perceber que em meio a tanta tristeza, há perseverança, esperança e amor” conta Luiza Lima, madrinha e caravaneira.

Compartilhe o seu depoimento com a gente. É só responder esse e-mail. 😉

DESTAQUES DOS DEMAIS PROJETOS

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!