fbpx

POR DENTRO DO PROJETO

ABRIL-AGOSTO/2023

17.08.2023_ABRIGOSPARCERIAACNUR_NAÇÃOUBUNTU (2)

Construção de abrigos para refugiados

A Fraternidade sem Fronteiras, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), está realizando a construção de 32 abrigos para os refugiados da linha de trânsito no Malawi. A parceria foi estabelecida de forma que a FSF oferta parte dos materiais de construção e da mão de obra e o ACNUR oferece outra parte dos materiais de construção. 

 

As pessoas beneficiadas são as que estão na área de trânsito há mais de dois anos, para famílias grandes com muitas crianças e mães solo. 

 

Essas casas são importantes para que as famílias possam sair das tendas temporárias oferecidas e, que em muitas vezes, permanecem por anos e tenham mais estrutura para suportar as condições climáticas, como o frio, e se sintam acolhidas e bem recebidas no país. 

 

Caravana da Saúde: atendimentos médicos para refugiados

Com 40 caravaneiros, a Caravana da Saúde no Malawi, contou com a participação de 20 médicos que se dedicaram integralmente aos atendimentos. Cerca de 3.000 atendimentos de diferentes especialidades foram realizados como: Clínica Geral, Odontologia, Psiquiatria, Ginecologia, Dermatologia, Cardiologia, Saúde Emocional e Enfermagem.

Caravana da Espiritualidade: ressignificando a dor e gerando frutos de dignidade

A Caravana da Espiritualidade, com 14 caravaneiros, ofereceu oportunidade para que pudessem conhecer a ação da FSF e realizassem um trabalho com as Mães do Campo. Na caravana, tivemos oficinas terapêuticas com mulheres refugiadas do projeto. Foram ofertadas terapias em grupos, rodas de conversa com dinâmicas simbólicas com objetos e danças que pudessem auxiliar na elaboração da dor da violência sexual e do corpo, além de um espaço aberto para que as acolhidas pudessem compartilhar depoimentos. Uma das missões dos caravaneiros também foi buscar mais apadrinhamentos para a iniciativa Mães do Campo - o que foi bem sucedida! Ao total, foram 18 apadrinhamentos.

Reaproveitamento de água cinza

A água cinza é aquela reaproveitada das pias e torneiras.  No projeto Nação Ubuntu, elas fazem parte dos nossos métodos de reaproveitamento de água, pois penetram na terra, através de canos furados e da matéria orgânica, umidificando e filtrando o solo. Essa ação melhorará a produtividade e a sustentabilidade dentro da área do projeto. 

Aula de tênis para as crianças

As crianças acolhidas pelo projeto têm acesso às aulas de tênis todas as tardes na quadra poliesportiva do Nação Ubuntu. O objetivo é entreter e ocupar as crianças. Além desse esporte, elas também estão aprendendo a jogar beach tennis, com o professor e voluntário Leonidas, refugiado do Burundi, país africano.

galinheiro

Criação de galinhas

Foi construído um galinheiro no projeto com o objetivo de produzir ovos para o consumo dos acolhidos. Também recebemos a doação de um segundo galinheiro da organização norte-americana, Humanitarian Experience, que reúne pessoas para fazer trabalho voluntário em outros países.

04.07.2023_CARAVANASAÚDEMENTAL_NAÇÃOUBUNTU (51)

II Caravana da Saúde Mental

A segunda edição da Caravana da Saúde Mental, no Malawi, teve o foco da troca de experiências e avaliações do trabalho do núcleo após a primeira caravana, que atuou na estruturação física e no treinamento das pessoas do Núcleo Psicossocial do Projeto Nação Ubuntu. Nessa segunda caravana, foram realizadas dinâmicas terapêuticas e também treinamentos de lideranças femininas do Campo de Refugiados. Os treinamentos contaram com momentos de honra às mulheres, a natureza cíclica, os povos africanos e seus ancestrais e a cultura com práticas psico-corporais de autocuidado.

Celebrando as primeiras conquistas da vida!

No mês de julho, tivemos a formatura de 70 crianças da pré-escola da Escola Ubuntu. A cerimônia foi organizada pelos professores. Na oportunidade, os alunos vestiram a beca e apresentaram poemas com temas escolhidos entre as turmas e professores. As famílias dos alunos estiveram presentes e depois participaram de jantar oferecido pela escola. Momentos de muita alegria e gratidão que simbolizam o avanço das crianças para a fase do primário.

Primeira Caravana Pedagógica

Pela primeira vez, tivemos uma Caravana Pedagógica no Malawi, com 14 padrinhos e madrinhas. A maioria de profissionais da educação ou áreas relacionadas. As atividades realizadas eram sempre em conexão com as crianças e os professores da Escola Ubuntu.

Na parte da manhã, os caravaneiros auxiliavam os professores e promoviam atividades e dinâmicas pedagógicas com os alunos. No período da tarde, os caravaneiros se reuniam com os professores da Escola Ubuntu para conversar, trocar experiências, histórias, músicas, como um intercâmbio de boas práticas de educação, metodologias de ensino, estratégias de engajamento dos alunos e atividades com as crianças.

31.08.2023_SALASPRÉESCOLACOUPEDEPOUCE_NAÇÃOUBUNTU (4)

Novas salas para as turmas da pré-escola

A Escola Ubuntu ganhou duas salas para as turmas da pré-escola doadas pela associação Coupe de Pouce Humanitaire. No mês de julho, as salas começaram a ser construídas e ainda seguem em fase de acabamento.

A realidade dos refugiados do Campo Dzaleka


A coordenadora do projeto Nação Ubuntu, Clarissa Paz, conta como vivem os refugiados do Campo de Refugiados Dzaleka no Malawi e como o nosso trabalho acolhe e ajuda esses irmãos. Confira!

"É uma experiência que continua dentro de mim!

A leitura das mulheres, das pessoas do mundo e de mim mesma não é a mesma. Dor grande também amplia a gente, é muito curativo porque é muito diferente a gente ver a dor do mundo e viver a impotência, mas é curativo estar num papel de fazer alguma coisa. É muito antiga, muito complexa e generalizada a dor dos refugiados. Testemunhar essa dor sem fazer nada deve ser agoniante, mas testemunhar podendo fazer alguma coisa parece que fez sentido a vida, a formação. E eu comentei até com o Andrei que eu senti que minha vida toda caminhou, só para chegar lá”. - Érica Toledo, madrinha e caravaneira.


Compartilhe o seu depoimento com a gente. É só responder esse e-mail. 😉

FSF_na-midia

Com dois projetos de ajuda humanitária, Fraternidade sem Fronteiras acolhe 2 mil e 500 refugiados no Brasil e na África

20 de junho é o Dia Mundial do Refugiado, a estimativa é de que 110 milhões de pessoas tenham sido forçadas a fugir de conflitos, violência, violações de direitos humanos e perseguições pelo mundo

Leia mais

DESTAQUES DOS DEMAIS PROJETOS

Primeira caravana Órfãos do Congo
Saiba como foi nossa primeira caravana para a República Democrática do Congo!
VEJA MAIS
Previous slide
Next slide

Gostou e se interessou por alguma? Venha fazer parte!